topo en

International Public Association of the Faithful

International Public Association of the Faithful

Inscrição

Novo Ano Pastoral em Fátima 2018/2019

O Santuário de Fátima, no dia 1 de dezembro, apresentou o tema para o novo ano pastoral 2018/2019. O tema escolhido é: "Tempo de graça e misericórdia: dar graças por peregrinar em Igreja".

A sessão começou com a inauguração da nova exposição temporária alusiva ao centenário da construção da Capelinha das Aparições. Esta exposição pode ser visitada até dia 15 de outubro de 2019, no piso inferior da Basílica da Santíssima Trindade. O reitor do santuário, padre Carlos Cabecinhas, introduziu o tema, sublinhando que durante este ano pastoral se refletirá mais sobre a experiência de ser Igreja; Igreja peregrina e sobre o significado da peregrinação em si mesmo. Em 2019, celebram-se dois centenários que são bastante relevantes no contexto do Santuário de Fátima e da sua missão: os cem anos da construção da Capelinha das Aparições e, também, o centenário da morte de São Francisco Marto, a 4 de abril de 2019.

O Bispo de Leiria-Fátima, o cardeal D. Antonio Marto, encerrou a sessão a recordar que a Igreja é "Peregrina na história" e que ela "ainda não atingiu a plenitude", isto é, ela apresenta-se como necessitada de conversão permanente, renovação e com a esperança, "que Deus lhe dá como um Dom", vai continuar o seu caminho em direção à "meta final". "A peregrinação pode ser uma experiência bela e surpreendente de Deus. Uma profunda experiência de interioridade, contrastando com uma "cultura da exterioridade".

O Apostolado Mundial de Fátima, em consonância com o tema pastoral do Santuário de Fátima, encoraja os seus membros a promover a experiência de vir a Fátima em peregrinação, para mergulhar na riqueza imensa da mensagem de Fátima, visitando os lugares fundantes deste espaço. Ao mesmo tempo, motive-se a celebração e a divulgação, nas nossas regiões, da devoção a São Francisco Marto, através da partilha da sua história de vida e das virtudes heroicas desta pequena criança contemplativa de Fátima, que tanto amava a Deus.


facebook
     twitter     youtube

Subscribe to our NEWSLETTER