topo pl

Publicznym Międzynarodowym Stowarzyszeniem Wiernych

Publicznym Międzynarodowym Stowarzyszeniem Wiernych

Nowości Archiwum

Apostolado Mundial de Fátima reunido em Assembleia

De 24 a 28 de outubro de 2016, reuniram-se em Fátima, representantes do Apostolado Mundial de Fátima de 29 países, oriundos das Filipinas, Coreia do Sul, Vietnam, Nigéria, México, Panamá, Irlanda, entre outros, para participarem neste encontro, que teve lugar no Domus Pacis, a sede internacional do Apostolado Mundial de Fatima. Eram cerca de 120 pessoas, entre elas alguns bispos, sacerdotes e religiosos.

A Assembleia Geral do Apostolado Mundial de Fátima é um dos momentos altos da vida da nossa associação. Realiza-se de quatro em quatro anos. O objetivo do encontro é avaliar as atividades da associação e elaborar o plano pastoral por os anos seguintes, enriquecido pelas experiências de cada um dos participantes.

A reunião deste ano teve a particularidade de se realizar em contexto das celebrações do Centenário das Aparições do Anjo e do Ano da Misericórdia, com os olhos postos nas grandes celebrações de 2017, o ano do Jubileu das Aparições de Nossa Senhora em Fátima. O tema escolhido para a assembleia foi assim retirado das palavras do Anjo, na 2ª aparição de 1916: “Os Corações Santíssimos de Jesus e Maria têm sobre vós desígnios de misericórdia.”. Este tema foi tratado com profundidade através de algumas conferências durante a assembleia.

O programa integrou ainda a apresentação dos relatórios de cada país, assim como a apresentação de projetos associados às celebrações do Centenário de Fátima. Houve igualmente oportunidade para trabalhos de grupo, divididos por regiões, de forma a debater temáticas que dizem respeito às realidades de cada região, ligadas à vivência e divulgação da mensagem de Nossa Senhora de Fátima.

Parte importante do programa foram ainda os vários momentos de oração e celebrações litúrgicas, tanto na capela do Domus Pacis como no Santuário de Fátima, onde, foi celebrada missa na Capelinha das Aparições, em agradecimento pela vida e compromisso de todos os membros do Apostolado. Mais tarde, o grupo dirigiu-se em procissão, levando os novos estandartes do Apostolado Mundial de Fatima, até à Porta Santa da Basílica da Santíssima Trindade, onde todos foram convidados a fazerem uma oração.

O grupo celebrou ainda uma missa na Igreja Paroquial de Fátima, local onde os três pastorinhos foram batizados. Após a Eucaristia houve tempo para a via-sacra, seguida da visita aos lugares das aparições do Anjo e às casas dos pastorinhos.

No último dia da assembleia o grupo participou numa peregrinação a Santarém para visitar e venerar a Igreja do Milagre Eucarístico e seguir depois para Lisboa, para a visita à Igreja de Santo António e à cidade.

Conforme estabelecem os Estatutos do AMF, os delegados elegeram também a nova direção internacional que servirá o Apostolado internacional durante o próximo quadriénio 2016-2020.

O Apostolado Mundial de Fatima alegra-se com o dinamismo e o compromisso de cada associado que com amor e zelo, promovem a devoção à Virgem Maria, enfatizando os apelos que Nossa Senhora nos deixou em Fátima.


facebook
     twitter     youtube

Prenumerata naszego BIULETYNU