topo6

Associação Pública Internacional de Fiéis

Associação Pública Internacional de Fiéis

Inscrição

O segredo

O Segredo de Fátima consiste num conjunto de visões e profecias que Nossa Senhora de Fátima confiou aos três pastorinhos Lúcia, Jacinta e Francisco, a 13 de Julho de 1917. O segredo é um só, dividido em três partes. 

As primeiras duas partes do segredo foram reveladas em 1941, num documento escrito pela Irmã Lúcia, a pedido do Sr. Dom José Correia da Silva, Bispo de Leiria. A primeira parte relata essencialmente a Visão do Inferno. A segunda parte refere-se à devoção ao Imaculado Coração de Maria e à consagração da Rússia a Ele, para salvar as almas do inferno e prevenir a Segunda Guerra Mundial. 

Em 1943, quando o Bispo de Leiria pediu à Irmã Lúcia para revelar a terceira parte do segredo, esta hesitou durante um curto período de tempo “não convencida de que Deus lhe tinha claramente permitido tal acto”. No entanto, a 3 de Janeiro de 1944, Lúcia registou o “segredo”, colocou-o num envelope e entregou-o à guarda do Bispo. Para assegurar uma maior protecção do “segredo”, o envelope foi depositado nos arquivos secretos do Vaticano em 4 de Abril de 1957.

A Irmã Lúcia foi informada sobre isto. O texto completo da terceira parte do “segredo” foi oficialmente revelado pelo Papa João Paulo II no ano 2000, alguns meses após a Beatificação de Jacinta e Francisco Marto. Esta terceira visão profética refere-se ao assassínio do Santo Padre e descreve os sofrimentos terríveis da Igreja Mártir dos nossos tempos. 

Para ler o texto completo do Segredo de Fátima e a sua interpretação teológica feita pelas autoridades do Vaticano, clique AQUI.


facebook
     twitter     youtube

Receba a nossa NEWSLETTER